Testes ‘drive-thru’ para Covid-19 vai atender deficientes a partir de segunda (21) em São Luís


Testes serão realizados no Hospital de Campanha, no Multicenter Sebrae. A secretaria afirma que 84% dos testes realizados pelo sistema tiveram resultado negativo para Covid-19. Sistema de testes ‘drive-thru’ para o novo coronavírus (Covid-19) atende idosos, gestantes e deficientes em São Luís (MA)
Márcio Sampaio/Governo do Maranhão
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou que a partir de segunda-feira (21), pessoas com deficiência poderão poderão fazer testes de coronavírus pelo sistema drive-thru, instalado no Hospital de Campanha em São Luís, localizado no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma. Os atendimentos estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O sistema drive-thru é quando as pessoas não precisam sair do carro para serem testadas. Para ter acesso ao serviço, os deficientes deverão apresentar o laudo médico e um documento oficial com foto.
A testagem também continua sendo realizada com idosos com mais de 60 anos e gestantes. Ambos devem apresentar um documento de identificação e as gestantes, também devem apresentar o cartão gestante. O serviço deve ser realizado até o dia 30 de setembro.
DÚVIDAS: Veja mais de 40 perguntas e respostas
GUIA ILUSTRADO: Conheça mais sobre a Covid-19
De acordo com a secretaria, em menos de uma semana de atendimentos, o serviço de testagem pelo drive-thru já realizou 4.224 testes. Do total contabilizado até quinta-feira (17), 84% tiveram o resultado negativo para a Covid-19. Apenas 2,7% dos resultados foram positivos para a doença.
Dos testes, 16% deles tiveram o resultado positivo, sendo 13,3% para IgG (que são quando as pessoas já tiveram a doença, mas não transmitem mais). Após o resultado, segundo a SES, os casos ativos e sintomáticos são encaminhados para os serviços de saúde para acompanhamento do quadro e para minimizar o risco de agravamento da doença.
Coronavírus no Maranhão
O Maranhão chegou a 165.499 casos, 3.622 mortos e 156.276 recuperados do novo coronavírus (Covid-19), nesta quinta-feira (17). Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Até o momento, 5.601 pacientes estão em tratamento contra o coronavírus no estado. Deste número, 5.224 estão em isolamento domiciliar, 229 internados em enfermarias e 148 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
MÉDIA MÓVEL: Confira a progressão de casos e mortes por Covid-19 no MA
COVID-19 NO MA: Veja o número de casos da doença na capital e em todas as cidades do estado