São Luís terá mais de 900 candidatos a vereador em 2020


Dos candidatos que solicitaram registro para a Justiça Eleitoral, 649 são homens e 301 são mulheres. Candidaturas ainda precisam ser homologadas. Vista da Avenida Beira-Mar e Palácio dos Leões em São Luís
Divulgação
Em 2020, as coligações eleitorais e partidos lançaram a candidatura de 950 candidatos a vereador em São Luís. O levantamento foi realizado pelo G1 MA, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos candidatos que solicitaram registro, 649 são homens e 301 são mulheres.
O número de candidaturas na eleição deste ano representa uma alta de 53,47%, em relação à 2016, quando 619 candidatos concorreram a uma das 31 vagas na Câmara Municipal da capital maranhense.
Entretanto, as candidaturas precisam ser homologadas pela Justiça Eleitoral. Por isso, o número final ainda pode mudar, já que também podem haver desistências.
Veja quem são os candidatos à prefeitura de São Luís
Partidos
O Partido Social Liberal (PSL) é o que possui o maior número de candidatos à vereador em 2020, com 58 no total. Em seguida, aparecem o Patriota com 47 e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) com 44.
Entre os gêneros, o PSL também é o partido que possui a maior quantidade de candidatos à vereador do sexo masculino, com 39 e do 19 do sexo feminino. Abaixo, veja mais detalhes do número de candidatos por partido.
Coligações
Funciona Assim: Fim das coligações para vereadores
Este ano, estão proibidas as coligações para eleger vereadores. Com isso, o candidatos a uma vaga na Câmara Municipal só poderá concorrer pelo partido no qual ele está filiado. O 4º episódio da série ‘Funciona Assim’, do G1, explica como as razões da mudança e quais os impactos nas eleições (veja o vídeo acima).
Entretanto, quatro candidatos a prefeito fizeram alianças para as eleições municipais. Os demais estão concorrendo por chapas únicas.
A coligação que tem Duarte Júnior (Republicanos) como candidato a prefeito tem o maior número de candidatos, com 197. Em seguida, aparece a coligação de Rubens Pereira Jr. (PCdoB), com 194 candidatos.
Candidatos a vereador por coligação
Veja as principais datas do calendário eleitoral 2020:
31 de agosto:
Início das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos (até 16 de setembro);
Abertura do período para registro de candidaturas (até 26 de setembro).
27 de setembro:
Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet;
Candidatos partidos e coligações podem começar a realizar comícios (até 12 de novembro).
9 de outubro:
Começa a ser veiculada a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV (até 12 de novembro).
15 de novembro:
1º turno das eleições.
20 de novembro:
Começa a ser veiculada a propaganda eleitoral gratuita, relativa ao 2º turno, em rádio e TV (até 27 de novembro)
29 de setembro:
2º turno das eleições.