Ford aposta em inteligência artificial para criar o manobrista do futuro

A Ford está trabalhando na criação de uma tecnologia de “manobrista automatizado”. Diferentemente de tecnologias de inteligência artificial que já existem hoje que ajudam na hora de estacionar o veículo, esta permitiria que o condutor pudesse descer do veículo, que iria buscar de forma autônoma por uma vaga para estacionar. O carro também iria ao encontro do condutor quando este estivesse deixando o local.

A inovação está sendo desenvolvida pela montadora americana em parceria com a Bosch, empresa alemã especializada em engenharia e eletrônica. No vídeo abaixo, feito na garagem de um condomínio em Detroit, nos Estados Unidos, é possível observar o funcionamento. Todo o processo é orquestrado por comandos do motorista em um aplicativo para smartphone.



Como é possível observar, o veículo busca por uma vaga dentro da garagem. Para isso, a garagem é equipada com tecnologias que auxiliam os sistemas de direção autônoma do veículo. Quando o carro é solicitado pelo condutor, ele se movimenta até um determinado espaço, pré-estabelecido de acordo com os sistemas, para que o condutor embarque.

Todo o processo utiliza uma técnica chamada de comunicação veículo-infraestrutura (V2I, na sigla em inglês), desenvolvida pela Bosch. Os sensores reconhecem e localizam o veículo para auxiliar na realização das manobras dentro do estacionamento.

Como os carros são estacionados de forma perfeita, dentro do campo designado pela tecnologia, a expectativa é de que a inovação ajude proprietários de garagens a acomodarem até 20% mais veículos em seus espaços.

Ainda não há previsão de quando este tipo de tecnologia estará disponível nos carros da Ford ou em outros veículos.

The post Ford aposta em inteligência artificial para criar o manobrista do futuro appeared first on Exame.