Desde o início da pandemia, mais de 3,5 mil profissionais da saúde já testaram para Covid-19 no MA


Dos profissionais infectados, 64 já vieram a óbito devido a complicações causadas pela doença. Dados foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na sexta (18). Profissionais da saúde da rede estadual do Maranhão testam positivo para Covid-19.
Divulgação/Governo do Maranhão
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, que desde o início da pandemia de Covid-19, o Maranhão já teve 3.509 profissionais da saúde infectados pela doença. Os dados são do último boletim epidemiológico, divulgado na noite de sexta-feira (18).
Dos profissionais infectados, 3.427 se recuperaram da doença e 64 vieram a óbito. Entre os pacientes, estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos em enfermagem, que estão há mais de seis meses na linha de frente contra a doença.
MÉDIA MÓVEL: Confira a progressão de casos e mortes por Covid-19 no MA
COVID-19 NO MA: Veja o número de casos da doença na capital e em todas as cidades do estado
Um novo boletim com dados atualizados deve ser divulgado neste sábado (19). Em agosto, um levantamento do G1 apontou que, em cinco meses, 60 profissionais da área morreram em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus. Veja algumas das vítimas:
Noel Fonseca Gomez, de 51 anos: era médico, natural de Cuba e prestava serviços na cidade de Arari, na baixada maranhense. Após ser diagnosticado com a doença, ele foi internado em um hospital em São Luís, onde morreu devido a complicações;
José Amauri de Sousa Macedo, de 53 anos: era médico e atuava em Imperatriz, segunda maior cidade maranhense. Ele chegou a ficar internado por vários dias em um hospital da cidade, mas não resistiu e faleceu;
Sérgio Henrique Saraiva Costa, de 40 anos: era técnico em radiologia no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, em São Luís. Ele não tinha comorbidades;
Maria Madalena Barbosa, de 61 anos: era técnica em enfermagem de hospitais da rede municipal de São Luís e do estado. Ela tinha diabetes e obesidade. Dias antes de morrer por Covid-19, ela chegou a participar da campanha ‘Fique em Casa’, junto com colegas de profissão.
Coronavírus no Maranhão
O Maranhão chegou a 166.580 infectados e 3.632 mortos pela doença, na sexta-feira (19). Ao todo, o estado já possui 157.198 pacientes recuperados da doença. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Nas últimas 24 horas, o Maranhão confirmou 1.121 novos casos e 10 mortes por Covid-19. Dos novos casos registrados, 98 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 62 em Imperatriz e 961 nos demais municípios do estado.
DÚVIDAS: Veja mais de 40 perguntas e respostas
GUIA ILUSTRADO: Conheça mais sobre a Covid-19