Agência do INSS em São Luís segue sem previsão para retomada das perícias médicas


Agência é a única, entre seis no total, que estão em funcionamento nos quatro municípios da Grande Ilha de São Luís. Segundo o INSS, a previsão é que os agendamentos sejam retomados esta semana. INSS no MA retoma atividades apenas para quem está agendado
Poucos beneficiários compareceram nesta segunda-feira (21), a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) localizado no Parque do Bom Menino, no bairro Centro, em São Luís, por conta da indefinição da realização das perícias médicas.
A agência é a única, entre as seis da Região Metropolitana da capital, que foram autorizadas a reabrir após seis meses fechadas devido a pandemia de Covid-19.
Houve muita frustação por parte de dezenas dos beneficiários que compareceram ao local. Segundo o INSS, a realização e o agendamento de perícias seguem suspensos na capital e o atendimento na agência segue apenas administrativo.
Beneficiários ficam na porta da agência do INSS em São Luís (MA)
Reprodução/TV Mirante
Segundo Cayus Oliveira, gerente executivo do INSS, a previsão é que os agendamentos para perícias médicas sejam retomados ainda esta semana.
“Em relação as perícias médicas, a previsão que temos é da reabertura da agenda, ainda esta semana, para que retorne o funcionamento da perícia médica na agência do Bom Menino”, disse.
A agência deve passar por uma inspeção por representantes da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP), na tarde desta segunda, para que os peritos avaliem as condições sanitárias e a possibilidade do retorno as atividades.
Entenda a queda de braço entre o INSS e os médicos peritos
Clique aqui para ver as agências aprovadas que devem ter retorno da perícia, segundo o INSS
Atendimento presencial do INSS: entenda os serviços disponíveis, como ser atendido e documentos necessários
Retomada de atendimento presencial do INSS tem filas e reclamações pelo país
Longa espera
O arrumador Osmar Dias Martins foi um dos beneficiários que buscou atendimento na agência do Parque do Bom Menino. Ele está afastado do trabalho há mais de dois anos e a perícia estava marcada para o mês de junho.
De acordo com Osmar Dias, ele chegou a receber apenas uma parcela do benefício no valor de um salário mínimo, de forma antecipada, apesar de ter direito a receber mais.
“Disseram que quando fosse voltar o INSS, era para fazer uma perícia que eles iam ressarcir os [valores] que ficaram para trás. Tenho esperança em fazer a perícia, deles olharem meu documento e ver minha data, porque a gente liga pro atendimento e eles dizem que tá tudo cheio. Então se tá tudo cheio é sinal que a minha perícia continua valendo a data que tá no papel”, disse Osmar Dias.
Agência do INSS do Parque do Bom Menino é a única em funcionamento em São Luís (MA)
Reprodução/TV Mirante
Impasse
Desde a semana passada, o INSS vem retornando as atividades de forma gradual. Entretanto, a ANMP decidiu manter a suspensão em praticamente todas as agências do país, por conta do risco de contaminação do novo coronavíurs (Covid-19).
O INSS publicou uma convocação para que os médicos voltassem ao trabalho nas 111 agências consideradas adequadas, sob pena de desconto na remuneração – convocação que a associação de médicos afirmou que seria ignorada.