Warning: getimagesize(https://maranhaoemfoco.com/wp-content/uploads/2020/03/np10blue-white-retina.png): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/ma658744uy/public_html/wp-content/plugins/td-cloud-library/shortcodes/header/tdb_header_logo.php on line 792
terça-feira, dezembro 1, 2020
Início Maranhão Maranhão registrou mais de 3,4 mil casos de dengue em um ano

Maranhão registrou mais de 3,4 mil casos de dengue em um ano


Dados são da pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mosquito malária dengue
Divulgação
O número de casos de dengue e chikungunya tem diminuído no Maranhão, segundo dados da pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Entre 28 de setembro de 2019 a 26 de setembro de 2020, foram registrados um total de 3.413 casos de dengue e 251 de chikungunya.
De acordo com os dados, no caso da dengue no Maranhão, o pico foi registrado na oitava semana epidemiológica com 277 novos casos. Após esse registro, o número de novos infectados começou a cair, até a 27ª semana, quando teve uma segunda alta, contabilizando 55 novos casos. O índice retornou ade minuir até o último sábado (26).
Já sobre chikungunya, o pico de infecções ocorreu entre os meses de março e abril, com o registro de 15 e 13 novos infectados, respectivamente. Na última semana epidemiológica analisada não foram registrados novos casos no estado.
As autoridades de saúde alertam sobre a importância em não deixar água parada e evitar de jogar lixo nas ruas, que podem se transformar em criadouros do mosquito. Além disso, deve ser constante a limpeza de áreas do quintal, das ruas, calhas de água e até de telhados.
Tipos de dengue
Existem quatro sorotipos da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, e todos podem causar a forma clássica da doença quanto mais graves. Até a semana epidemiológica 16, 140.572 amostras foram testadas para DENV e 65. 290 (46,4%) tiveram resultado reagente/detectável.
Dessa quantidade de amostras positivas, foi possível fazer a sorotipagem do vírus em 9.612 (14,7%). O sorotipo predominante no país, no momento, é o DENV-2 um dos mais agressivos, no Nordeste o DENV-1 é predominante, no entanto, no estado do Maranhão só foram testados casos de DENV-2.

MAIS NOTÍCIAS

Tami Vitti: Lançamento Nacional

Na última Sexta Feira (06/11/20) Tami Vitti lançou o clipe da sua primeira música autoral Agora eu Mudei. Segundo...

Mais dois casos de feminicídio são registrados no Maranhão

Os crimes aconteceram nas cidades de Carolina e Santa Luzia. Segundo a polícia, os maridos das vítimas são os suspeitos de...

Biden ameaça Brasil com sanções por Amazônia e propõe US$ 20 bi para floresta

(Reuters) – O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, propôs que países de todo mundo se reúnam para fornecer 20 bilhões...

Mais 14 múmias saem do fundo do poço no deserto — agora, já são 27

A descoberta de sarcófagos no Egito, em uma região desértica, seguem a todo o vapor. No início do mês, os arqueológos encontraram 13 múmias...