terça-feira, setembro 22, 2020
Início Economia Países da América Latina terão “desafios significativos” na consolidação fiscal, diz Fitch

Países da América Latina terão “desafios significativos” na consolidação fiscal, diz Fitch

A Fitch afirma que os esforços dos países da América Latina para reduzir seus déficits fiscais e a dívida no médio prazo podem enfrentar “desafios particulares”, diante da rigidez nos gastos e da disposição política ou das capacidades “limitadas” para elevar impostos.

Em relatório, a agência diz que a retomada do crescimento econômico, preços um pouco mais altos das commodities e a redução do tamanho dos pacotes de apoio fiscal devem reduzir déficits em 2021, “mas um ajuste fiscal estrutural que iria apoiar a redução da dívida poderia ser desigual pela região”.

De acordo com a Fitch, reformas estruturais para ampliar a base de receitas e reduzir a dependência das commodities têm sido raras na região nos últimos anos.

Em vez disso, a maioria dos países confiou em medidas administrativas, com “ganhos desiguais” antes da pandemia.

Pressões sociais e políticas têm ameaçado os esforços para conter o crescimento dos gastos e continuarão a representar desafios, embora esses esforços tenha sido feitos em algumas nações – a Fitch cita como exemplo disso o Brasil e sua reforma previdenciária.

O quadro geral “ajuda a explicar”, segundo ela, o “ponto de partida inicial fiscal fraco dos soberanos latino-americanos no início do choque do novo coronavírus”.

A Fitch acredita, assim, que há desafios na consolidação fiscal para essas nações.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Países da América Latina terão “desafios significativos” na consolidação fiscal, diz Fitch appeared first on InfoMoney.

MAIS NOTÍCIAS

Entenda como funciona a eleição para presidente dos EUA e por que ela impacta o investidor brasileiro

 SÃO PAULO – A eleição dos Estados Unidos é uma das disputas presidenciais mais importantes do mundo, mas diferente do que ocorre no Brasil...

Ellen DeGeneres reage a duras acusações e faz pedido de desculpa

Tal como prometido, Ellen DeGeneres voltou à TV com a nova edição do seu programa, o talk show The Ellen DeGeneres Show, e pronta a quebrar o...

Nas últimas 24h, Maranhão confirma mais 11 mortes e 291 novos casos da Covid-19; total chega a 167.948 infectados

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta segunda-feira (21), o número de recuperados chegou a 158.492. Veja...

Tribunal Superior do Trabalho decide que greve dos Correios deve acabar

SÃO PAULO – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu, nesta segunda-feira (21), que os trabalhadores dos Correios devem retornar ao trabalho nesta terça-feira...