terça-feira, outubro 20, 2020
Início Economia Perícias agendadas no INSS são suspensas após médicos não retornarem ao trabalho

Perícias agendadas no INSS são suspensas após médicos não retornarem ao trabalho

SÃO PAULO – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu as perícias agendadas nesta segunda-feira (14), mesmo diante da retomada das atividades presenciais do órgão. A decisão foi tomada depois que médicos se recusaram a voltar aos consultórios, alegando falta de adequação dos consultórios às medidas sanitárias recomendadas durante a pandemia.

Em nota, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) afirmou que apenas 12 das mais de 800 agências com serviço de pericia médica no país foram aprovadas durante vistoria realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. O número de consultórios sem condições de funcionamento representa mais de 1500 consultórios de perícia do INSS

Ainda segundo a associação, as 12 agências aprovadas são de pequeno ou médio porte, localizadas no interior do país e a sua abertura, do ponto de vista gerencial e operacional, “causaria caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de demanda”.

“No contexto da Covid, é essencial que as agências tenham em dia determinadas estruturas e rotinas que são essenciais para o trabalho médico pericial e dos servidores em geral. Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI [Equipamentos de Proteção Individual], dentre diversos outros problemas. Por isso, neste momento, não será possível o retorno na segunda”, informou a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais.

O INSS afirmou que, desde quinta-feira (10), realiza adequações nas agências para que o serviço retorne o atendimento presencial o mais rápido possível.

Em nota, o INSS disse que o segurado com agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Durante o final de semana foram emitidas comunicações pelo Meu INSS e pela Central 135 para evitar que os segurados com perícia agendada se dirigissem às agências, mas nem todos tiveram acesso a essas comunicações. Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades”, disse o INSS, em nota.

Cerca de 600 agências foram reabertas nesta segunda-feira. O número representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde às maiores agências, que têm maior capacidade de atendimento. A única exceção é o estado de São Paulo que, por decisão judicial, segue com todas as agências fechadas.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

 

 

The post Perícias agendadas no INSS são suspensas após médicos não retornarem ao trabalho appeared first on InfoMoney.

MAIS NOTÍCIAS

Mais dois casos de feminicídio são registrados no Maranhão

Os crimes aconteceram nas cidades de Carolina e Santa Luzia. Segundo a polícia, os maridos das vítimas são os suspeitos de...

Biden ameaça Brasil com sanções por Amazônia e propõe US$ 20 bi para floresta

(Reuters) – O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, propôs que países de todo mundo se reúnam para fornecer 20 bilhões...

Mais 14 múmias saem do fundo do poço no deserto — agora, já são 27

A descoberta de sarcófagos no Egito, em uma região desértica, seguem a todo o vapor. No início do mês, os arqueológos encontraram 13 múmias...

A TV do futuro não é uma TV: Samsung lança projetor 4K a laser

O projetor Samsung Premiere, que permite uma qualidade de vídeos em 4K, acaba de ter os preços divulgados pela fabricante sul-coreana. O novo dispositivo...