quarta-feira, agosto 5, 2020
Início Saúde Vacina da Sinovac contra coronavírus começa a ser testada em Minas Gerais

Vacina da Sinovac contra coronavírus começa a ser testada em Minas Gerais

Nesta sexta-feira, 31, a Universidade Federal de Minas Gerais começa a testar uma nova vacina contra o coronavírus. O projeto faz parte da parceria entre a empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butatan, de São Paulo. Serão 852 voluntários testados em Minas Gerais.

Na semana passada, os pesquisadores responsáveis pela vacina explicaram como será a a fase de testes um seminário virtual. A pesquisa será realizada em Belo Horizonte. Liderado pelo pesquisador Mauro Teixeira, o grupo do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG acompanhará os voluntários por um período de até um ano após receberem as doses.

Parte dos indivíduos receberá o placebo, enquanto a outra parte receberá a vacina desenvolvida pela Sinovac. A seleção será aleatória, então não haverá uma divisão prévia dos voluntários.

Inicialmente, os testes serão realizados em profissionais da área de saúde e, caso a eficácia seja comprovada, a distribuição será mais ampla. De acordo com o pesquisador Mauro Teixeira, a infraestrutura da universidade e seu histórico de pesquisas contra a dengue possibilitou que o corpo docente realizasse ensaios clínicos para tratar a covid-19.

Em todo o Brasil, milhares de voluntários devem participar da pesquisa. As inscrições permanecerão abertas até atingirem o número de 9.000 indivíduos, e os profissionais da saúde que cumprirem os requisitos podem se inscrever por meio do site do Instituto Butatan ou pelo e-mail profiscovbh@gmail.com.

A fase 3, que é a última etapa de testes antes de uma vacina ser aprovada, será iniciada hoje. A vacina, que utiliza uma tecnologia já aplicada em outros medicamentos, é uma das mais promissoras atualmente.

Caso ela seja aprovada e registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Sinovac e o Instituto Butantan irão produzir a tecnologia em grande escala para distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que sejam produzidas 100 milhões de doses, com 60 milhões delas destinadas para uso interno.

The post Vacina da Sinovac contra coronavírus começa a ser testada em Minas Gerais appeared first on Exame.

MAIS NOTÍCIAS

Unicamp desenvolve diagnóstico da covid-19 por mudança de cor

Pesquisadores do Laboratório de Genômica e bioEnergia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão desenvolvendo um novo modelo de teste para diagnóstico da covid-19,...

MPF quer que pastor pague R$ 300 mil por prometer falsa cura da covid-19

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, pastor Valdemiro Santiago, pela venda...

Maranhão ultrapassa os 112 mil curados do novo coronavírus

Nas últimas 24 horas, 1.351 pacientes receberam alta médica no Maranhão. Dados foram divulgados nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado...

Em 24h, Maranhão registra mais de 1,4 mil novos casos e ultrapassa os 123 mil infectados pelo coronavírus

Estado registrou mais 16 óbitos por Covid-19 e total de mortos chegou a 3.085. Dados foram atualizados nesta terça-feira (4) pela...