quarta-feira, agosto 5, 2020
Início Saúde Uso de ivermectina não é recomendado contra coronavírus, reforça Anvisa

Uso de ivermectina não é recomendado contra coronavírus, reforça Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou que o uso de ivermectina não é recomendado para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. O medicamento antiparasitário não tem eficácia comprovada contra a covid-19.

Nas últimas semanas, postagens em redes sociais vêm sugerindo que o uso de ivermectina tem curado pessoas com coronavírus. No entanto, os conteúdos são enganosos, como já publicou o Estadão Verifica no mês passado. Em nota publicada em seu site, a Anvisa alerta:

“Diante das notícias veiculadas sobre medicamentos que contêm ivermectina para o tratamento da Covid-19, a Anvisa esclarece:

Inicialmente, é preciso deixar claro que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso. Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da covid-19 no Brasil.

Nesse sentido, as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento. Cabe ressaltar que o uso do medicamento para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor”.

Estudos recentes mostraram que o medicamento mostrou resultados positivos contra o coronavírus, mas os testes foram feitos in vitro. Em humanos, a dosagem não daria conta de ser efetiva para a covid-19.

A invermectina é um medicamento antiparasitário, usado no combate a vermes, parasitas e ácaros. É bastante utilizada no Brasil contra piolhos.”

The post Uso de ivermectina não é recomendado contra coronavírus, reforça Anvisa appeared first on Exame.

MAIS NOTÍCIAS

Unicamp desenvolve diagnóstico da covid-19 por mudança de cor

Pesquisadores do Laboratório de Genômica e bioEnergia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão desenvolvendo um novo modelo de teste para diagnóstico da covid-19,...

MPF quer que pastor pague R$ 300 mil por prometer falsa cura da covid-19

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, pastor Valdemiro Santiago, pela venda...

Maranhão ultrapassa os 112 mil curados do novo coronavírus

Nas últimas 24 horas, 1.351 pacientes receberam alta médica no Maranhão. Dados foram divulgados nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado...

Em 24h, Maranhão registra mais de 1,4 mil novos casos e ultrapassa os 123 mil infectados pelo coronavírus

Estado registrou mais 16 óbitos por Covid-19 e total de mortos chegou a 3.085. Dados foram atualizados nesta terça-feira (4) pela...