sábado, julho 11, 2020
Início Maranhão 58 mil pessoas já se curaram da Covid-19 no Maranhão

58 mil pessoas já se curaram da Covid-19 no Maranhão


Dentre os que ainda estão em tratamento, 17 mil estão em isolamento domiciliar e 900 internados nos hospitais. Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís (MA)
Reprodução/TV Mirante
O Maranhão atingiu neste domingo (28) o número de 58.369 pessoas curadas da Covid-19, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, o estado tem 78.512 casos confirmados e 1.982 mortes pela doença.
São 18.161 casos ativos, o que significa pessoas em tratamento. Destes, 17.243 estão em isolamento domiciliar, 566 estão em leitos de enfermaria e 352 estão em leitos de UTI.
Quanto aos profissionais de saúde, 2.288 foram infectados, 2.132 estão curados e 39 morreram.
Sobre os exames para diagnóstico da Covid-19 no Maranhão, 157.981 foram realizados ao todo. Com base nestes testes, 78.540 casos foram descartados e 4.306 estão em acompanhamento por serem suspeitos de estarem infectados.
O QUE FAZER: Para onde ir, caso apareçam os sintomas
DÚVIDAS: Veja mais de 40 perguntas e respostas
GUIA ILUSTRADO: Conheça mais sobre o Covid-19
Casos públicos
Após quase dois meses internada, paciente de 61 anos vence o coronavírus no Maranhão
Divulgação
Após ficar internada durante um mês e 22 dias, a paciente Celma Rodrigues, de 61 anos, ganhou uma nova vida depois de receber alta do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Quando Celma Rodrigues deu entrada no hospital, a sua saturação alternava entre 60 e 70%, sendo que o pulmão estava com 92% de comprometimento. Ao todo, foram 31 dias internada em um leito de UTI e outros 21 dias na enfermaria até vencer a Covid-19.
Francisco Pereira Leite tem 102 anos e venceu a Covid-19 no Maranhão
Arquivo Pessoal
Aos 102 anos, o idoso Francisco Pereira Leite que mora no município de Tuntum, é um dos maranhenses que venceram o novo coronavírus. Ele que nunca havia ido ao médico, descobriu que estava infectado ao ir par São Luís tratar de problemas nos pulmões.
Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, foi a primeira paciente a ser internada na UTI de Covid-19 do Hospital Universitário em São Luís (MA).
Divulgação/Redes sociais
Outro caso que ganhou repercussão foi no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) em São Luís. Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, recebeu alta na unidade após contrair a Covid-19.
Grávida de 26 semanas, Jociele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar 41 dias internada, sendo a primeira paciente a ser internada na UTI para Covid-19 do HU-UFMA em 1º de abril.
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS NOTÍCIAS

Maranhão se aproxima dos 100 mil casos de Covid-19, o 6º com mais registros no país

São 98.398 casos registrados até este sábado (11), com 2.426 mortes. Em todo o mundo, diversos estudos tentam descobrir uma droga...

14 prefeituras no Maranhão não têm transparência no uso de verbas contra a Covid-19, aponta TCE

Tribunal de Contas notificou os municípios com irregularidades, que podem ser multados. Veja a lista. Sede do Tribunal de Contas do...

Maranhão inicia retomada gradual do turismo doméstico seguindo rígido protocolo sanitário

Principais atrativos turísticos foram reabertos desde o início deste mês Lençóis Maranhenses Reprodução / Governo do Estado Destino procurado por turistas do mundo...

App da USP faz diagnóstico da covid-19 a partir de radiografia do pulmão

Em Ribeirão Preto, um grupo de pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP e do Supera Parque de Inovação e...