quinta-feira, agosto 13, 2020
Início Maranhão FAPEMA lança edital para financiar pesquisas voltadas à Covid-19 no Maranhão

FAPEMA lança edital para financiar pesquisas voltadas à Covid-19 no Maranhão


Ao todo, serão destinados R$ 600 mil para apoiar projetos de pesquisas no estado. Inscrições poderão ser realizadas até o dia 22 de maio, pelo site da FAPEMA. Material usado na pesquisa de uma vacina para o Covid-19, em imagem de 26 de março de 2020
Douglas Magno/AFP
O governo do Maranhão anunciou que vai financiar, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), pesquisas voltadas ao enfrentamento da Covid-19. Ao todo, serão investidos R$ 600 mil reais para as pesquisas.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 22 de maio por meio do site da FAPEMA. As pesquisas selecionadas devem se encaixar nos seguintes nos eixos que tratam sobre são prevenção, controle e manejo; diagnóstico; vacina e tratamento; epidemiologia e carga global da Covid-19 e atenção básica à saúde.
De acordo com o edital, serão apoiados estudos de prevenção, controle e manejo clínico no controle à propagação da doença e outras síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), através de soluções digitais e uso de inteligência artificial que promovam testes de diagnósticos sensíveis, específicos, rápidos e de custo acessível, com o objetivo de melhorar as ações de saúde pública.
Projetos que aprimoram e desenvolvem aparelhos médicos e hospitalares para tratamento de pacientes com o novo coronavírus também poderão concorrer ao financiamento. Também podem participar estudos sobre o desenvolvimento de vacinas, produtos antivirais terapêuticos seguros e eficazes para o tratamento da Covid-19, impulsionamento de estudos epidemiológicos e de acompanhamento da evolução da doença no Maranhão.
MUDANÇAS: Serviços afetados pelo coronavírus no Maranhão
O QUE FAZER: Para onde ir, caso apareçam os sintomas
MAPA DO CORONAVÍRUS: Confira as cidades infectadas pelo país
DÚVIDAS: Veja mais de 40 perguntas e respostas
GUIA ILUSTRADO: Conheça mais sobre o Covid-19
O edital determina que ações que promovam a avaliação da efetividade da atenção básica de saúde no Maranhão, nos níveis de atenção primária, média e de alta complexidade, de frente a epidemia também poderão ser financiados.
Estão aptos a concorrer projetos com prazo de execução de até 12 meses, contados a partir da data de emissão do documento. A expectativa é que as pesquisas ajudem no esforço estadual e implementem medidas de saúde pública de acordo com o Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus 2019-nCoV, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS NOTÍCIAS

O futuro chegou. O Brasil vai com ele?

Enquanto preparávamos esta edição da EXAME, o Mercado Livre, gigante do varejo online criado na Argentina e que tem no Brasil seu maior mercado,...

Após estrear na Europa, SBT inicia transmissão de sinal nos EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O canal SBT passa a fazer parte do pacote de assinatura por streaming da Dish Network, ofertada pela sua...

Ex-Dominó Klaus Hee faz promoção de ensaios nus: ‘Desova’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Klaus Hee, ex-participante do grupo Dominó, reuniu três antigos exemplares de revistas com seus ensaios nus para promover uma...

Ator Marcos Caruso revela ser bissexual

O ator Marcos Caruso concedeu uma entrevista para o canal da Drag Queen Suzy, onde falou sobre sua sexualidade. Durante a live, o artista...