quinta-feira, agosto 13, 2020
Início Economia Enem é adiado ‘de 30 a 60 dias’, anuncia governo

Enem é adiado ‘de 30 a 60 dias’, anuncia governo

SÃO PAULO – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”, segundo a decisão conjunta do instituto e Ministério da Educação (MEC).

A prova estava prevista para 1º e 8 de novembro, em sua versão tradicional, e 22 e 29 de novembro, na nova versão digital. As novas datas para o exame ainda serão divulgadas. As inscrições para o exame, porém, seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

A decisão oficial chega depois de pressão de estudantes, parlamentares, e inclusive questionamentos judiciais, devido ao contexto da pandemia do coronavírus, que fez com que as escolas suspendenssem as aulas presenciais. O cenário também expôs ainda mais a desigualdade social do país, já que muitos estudantes não possuem acesso à internet, por exemplo, ou condições similares de estudo à distância.

A propaganda do Ministério da Educação, chamada “Enem 2020: o Brasil não pode parar”, que tinha como objetivo incentivar os estudantes, acabou sendo alvo de muitas críticas, justamente por desconsiderar as diferenças que os mesmos enfrentam em suas respectivas casas ao redor do Brasil – nesse sentido a escola é o local em que esse tipo de dificuldade fica para trás (mesmo que momentâneamente).

O debate sobre a prova ganhou proporção e, na última terça-feira (19), o Senado tinha aprovado o projeto que adiava Enem, e o texto seguiu para avaliação da Câmara dos Deputados.

“Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”, diz a nota divulgada pela assessoria.

Além disso, o Inep afirma que promoverá uma enquete para os inscritos do Enem 2020, que será realizada em junho, por meio da Página do Participante no site do Inep.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.

The post Enem é adiado ‘de 30 a 60 dias’, anuncia governo appeared first on InfoMoney.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS NOTÍCIAS

Com quarentena, mercado de brinquedos eróticos dispara

Ao contrário do que se imaginava no início da pandemia, durante a quarentena, o consumidor se mostrou disposto a gastar com supérfluos e a...

Executivos falam de diversidade e o que buscam as gigantes de tecnologia

Executivos de grandes empresas de tecnologia discutiram carreira, diversidade e habilidades que as companhias buscam durante o BRASA Hacks, evento digital promovido pela BRASA,...

GM promete carro a trabalhador que aderir a PDV

Na tentativa de não promover demissões em massa em razão da alta ociosidade de suas cinco operações no país, onde trabalham cerca de 18...

Delivery: para o home-office, almoço executivo na sua porta

CASUAL listou oito restaurantes badalados que entregam refeições pensadas para o almoço de quem está trabalhando em casa durante a quarentena. Confira: Carlos Pizza Com preços...